"Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca" (Mateus 26:41)

Vinho para SUSHIS - OROYA

Com exceção de um bom espumante brut de preferência pelo método tradicional (champenoise) poucos são os vinhos que fazem par com a comida nipônica. A gastronomia japonesa além de sutil e delicada é rica em temperos, vinagre, pasta de raiz forte (wassabi), shoyou, fazendo com que o vinho não resista a esses sabores, prejudicando a harmonização.
Mas temos agora o Oroya um vinho deliberadamente concebido para sushis, é um  branco da região de Mendoza com cortes de Airen (uva branca típica da espanha), Macabeo (também conhecida como Viúra),  Moscatel,  Torrontés, Pinot Noir e também só com a varietal  Torrontes. Coloração amarelo limão pálido, aroma floral, frutas cítricas (maçã, pêssego, nectarina), um vinho leve, fresco e picante no palato, deve ser servido gelado ± 8 ºC. Oroya significa cesto para transportar mercadorias através do rio, de acordo com a winemaker Yoko Sato, escolheu-se esse nome para simbolizar, tradição, folclore, um veículo de transporte entre as culturas (ocidental e oriental). 

Um comentário: