"Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca" (Mateus 26:41)

Talenti Rispollo

Safra: 2009
País: Itália
Região: Toscana, Montalcino IGT
Produtor: Talenti
Uvas/Corte: 40% Cabernet Sauvignon, 30% Merlot e 30% Petit Verdot
Teor alcoólico: 14,5%
Preço: U$ 18; R$ 39 a 43 (preço nas importadoras e lojas especializadas de vinhos EUA-BR)
Score:
Onde comprar:
Degustado em: 31/03/2011
Harmonização: massas com molhos vermelhos, molho putanesca, além de carnes assadas com molhos.
Serviço: 18º a 20º
Comentários
A Talenti é uma vinícola italiana de Montalcino, na Toscana, fundada em 1980 e reconhecida pela produção de seus tintos Brunellos, de excelente qualidade, estruturados para guarda por pelo menos 15 anos.
Atualmente, a casa possui 40 hectares de terras, sendo parte deles ocupadas, a metade por vinhas que produzem as uvas também para os vinhos Rosso de Montalcino e os IGT (Indicazione Geografica Tipica), e 4 hectares de plantações de oliveiras para a produção de azeites.
O Rispollo Rosso é um dos exemplares de entrada da Talenti, elaborado a partir de uma combinação de castas estrangeiras. Essas uvas são colhidas manualmente e selecionadas. Passam, então, pelo processo de vinificação, que inclui maceração e fermentação por pelo menos 25 dias em tanques de aço inox com temperatura controlada. Depois, ocorre o afinamento em tonéis de 500 litros de carvalho francês de segundo uso por 10 meses, o engarrafamento, o descanso na garrafa e a disponibilização ao mercado.
De acordo com a Talenti, são produzidas 8 mil garrafas anuais deste Rispollo, que chegam ao Brasil importadas pela Grand Cru. Trata-se de um vinho tinto seco para o dia a dia que deve ser servido a temperaturas entre 18ºC e 20ºC.
Sugestão de Guarda: beber agora e até 2014.
Meus comentários:
Apesar de ser produzido na região dos famosos Brunellos, o Rispollo mesmo sem ser excepcional mostrou-se correto. Elaborado com um corte bordalês, apresenta coloração vermelho rubi, com aromas de frutas vermelhas e notas de madeira, corpo médio, frutado, acidez mediana, taninos macios, harmônico no conjunto, tornando-o fácil de beber
Avaliação: Bom    $$

3 comentários:

  1. agimenesj@yahoo.com.br19 de agosto de 2011 às 21:43

    gostei muito do blog, mas continuo sem saber onde comprar o rispolo rosso -talneti

    ResponderExcluir
  2. A Gimenes, você pode comprar o Rispolo Rosso Talenti na Gran Cru

    ResponderExcluir
  3. Você também pode encontrá-lo na http://www.wine.com.br/

    ResponderExcluir