"Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca" (Mateus 26:41)

Quinta de Naíde


Safra: 2007
País: Portugal
Região: Arões, São Romão (Vinho Verde)
Produtor: Sociedade Agrícola Quinta de Naíde
Site:
Uvas/Corte: Trajadura, Loureiro e Arinto
Teor alcoólico: 12%
Preço: €3,99 a 4,99, U$ 9; R$ 45 (preço nas importadoras e lojas especializadas de vinhos na Europa, EUA e Brasil)
Score: 89 pontos pela Revista Nectar (Portugal); 15,5 pontos Revista de Vinhos (Portugal);
Onde Comprar:
1. Garrafeira Lusa
Degustado: 16/08/2009
Sugestão de Harmonização: pratos típicos portugueses feitos com pescados, frutos do mar e carnes leves, culinária japonesa (sashimi, sushi, Harumaki)
Serviço: 12º
Comentários
“Aroma de perfil vegetal e especiaria com notas limonadas, toque fumado de pederneira, algum floral. Na boca é muito fresco, com uma acidez cítrica firme e insinuante, terminando seco e longo com notas de maçã” Revista do vinho.
Prêmios:
Prémio de Excelência da IVV (Instituto da Vinha e do Vinho, Portugal) 2003 - “Quinta de Naíde” – Sociedade Agrícola Quinta de Naíde, Lda
- Concurso A Melhor Vinha 2007 – Prata - Quinta de Naíde - Sociedade Agrícola Quinta de Naíde, Lda
- Concurso da Região Vinhos Verdes 2008 (CVRVV) – Verde Ouro - Quinta de Naíde”, 2007, Vinho Verde Branco
Sugestão de Guarda: beber/guardar 2010
Meus comentários:
Primeiramente vamos conhecer um pouquinho mais destas casta. Trajadura - também conhecida como trincadeira é oriunda da região dos Vinhos Verdes, particularmente da sub-região de Monção, apesar de ter alguma expressão na Galiza (Espanha). Cultivada em quase toda a região dos Vinhos Verdes, apresenta uma boa produção, seus cachos são muito compactos e de tamanho médio, compostos por bagos verde-amarelados de grandes dimensões. Seus vinhos apresentam aromas pouco intensos e normalmente, são um pouco desequilibrados. É comum combinar a casta Trajadura com a casta Loureiro ou, por vezes, com a Alvarinho (castas da mesma região e mais aromáticas), para atribuir maior grau alcoólico e melhor equilíbrio aos vinhos.
Loureiro ou loureira é uma casta de uva branca portuguesa originária no vale do rio Lima e cultivada em quase toda a região dos Vinhos Verdes. É uma casta muito produtiva, mas só recentemente foi reconhecida como uma casta nobre. A casta Loureiro produz vinhos de elevada acidez e com aromas florais, minerais e frutados muito acentuados. Além de originar vinhos "monovarietais" (uma só casta) é frequentemente combinada com as castas Trajadura e Arinto.
Arinto – sinônimo Pedernã, Bucelas, Pé de Perdiz Branco , Chapeludo, Cerceal, Azal Espanhol, Azal Galego, Branco Espanhol, Anadia. Casta branca da região de Bucelas que molda os seus vinhos. Com boa acidez natural, está disseminada por várias regiões vitivinícolas portuguesas.
Este vinho tem coloração amarelo palha com tons esverdeados, aromas florais, vegetais e cítricos. No palato é fresco, com boa acidez, frutas cítricas, média persistência, elegante e agradável.
Avaliação: bom

Nenhum comentário:

Postar um comentário