"Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca" (Mateus 26:41)

Brunello di Montalcino/Cantina di Montalcino


Safra: 2006
País: Itália
Região: Toscana DOCG (zone collinari del comune di Montalcino-Siena)
Produtor:  Cantina di Montalcino
Uvas/Corte: 100% Sangiovese grosso
Teor alcoólico: 13,5%
Preço: € 15 a 38, U$ 31 a 74; R$ 199 a 379 (preço nas importadoras e lojas especializadas de vinhos)
Score:  90 pontos (2006) Cellar Tracker
Onde Comprar:
Degustado: 29/03/2019
Sugestão de Harmonização: Carnes vermelhas assadas ou grelhadas acompanhadas de molhos reduzidos à base de vinho tinto, escalopes, caça, pato e queijos maduros.
Serviço:  18 a 20ºC
Comentários
Brunello considerado o rei da uva Sangiovese, é um dos vinhos mais famosos do mundo, produzido em Montalcino (comuna italiana da região da Toscana, província de Siena). Roteiro obrigatório dos apaixanados por vinho.
“O Brunello di Montalcino é um vinho tinto ideal para longo envelhecimento, feito com 100% de uva Sangiovese Grosso, uva típica da região, uma variante da Sangiovese do Chianti Clássico, produzido em uma área limitada de cerca 2.100 hectares ao redor de Montalcino. Ele deve ser colocado à venda somente 5 anos após a colheita, dos quais deve passar ao menos 2 anos em barril de carvalho e 6 meses em garrafa. Foi o primeiro vinho italiano a receber o selo DOCG (Denominação de Origem Controlada e Garantida), em 1980” Viva Toscana
Para conhecer mais sobre Brunello di Montalcino click Saporedi Vino 
Prêmios:
1. Medalha de prata Mundus Vini 2017, Recomendado
2.  International Wine Challenge 2017
3. Decanter World Wine Awards(Bronze Medal),
4. Mundus Vini(Gold Medal),
5. AWC Vienna(Gold Medal) Anno 2009
Sugestão de Guarda:  ± 2020
Meus comentários:
Vermelho púrpura, halos alaranjados, nariz intenso. Sensação frutada com frutas negras, tabaco, couro e tostado. Na boca o impacto é agradável, balanceado (taninos, álcool e acidez); quando vai se abrindo desaparece o teor de álcool, permanece sensação frutas negras maduras, baunilha, tornando-se muito saboroso e prazeroso. Este é um Brunello com bom custo benefício.  
Avaliação: muito bom   

Nenhum comentário: