"Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca" (Mateus 26:41)

Veuve Clicquot Brut Yellow Label



Tipo: Branco
Nível: Champagne
Classe: Brut
País: França
Estilo: NV
Método: champenoise
Graduação alcoólica: 12%
Preço: U$ 42-68; R$ 179 a 220 (preço nas importadoras e lojas especializadas de vinhos).
Uvas/Corte: Pinot Noir; Pinot Meunier e Chardonnay
Produtor: Veuve Clicquot
Região: Reims
Score:,  91 pontos (2011) WS,  87 pontos WA (Antonio Galloni), 15 pontos B&D
15 pontos La Revue de Vins de France;
Onde comprar:                                            
1. Costi Bebidas   
2. Super Adega   
3. Vinhedos, Natal, RN         
4. Supermercados Nordestão, Natal, RN    
Degustado em: 24/12/2012
Sugestão de Harmonização: Frutos do mar grelhados, sushis e sahimis, queijo do tipo mimolette e vitela.
Comentários                                                                                            
“Fruto da assemblage de 50  a 60 vinhos diferentes, o Brut Yellow Label é composto por 50 a 55% de Pinot Noir, que assegura a estrutura típica dos vinhos da maison; 15  a 20% de Pinot Meunier, que completa o arredondado e 28 a 33% de Chardonnay, que lhe confere a elegância e o requinte necessários ao seu equilíbrio perfeito. Os vinhos de reserva, utilizados em grande proporção garantem a perenidade do estilo da Maison. O poder deste vinho ornamentado de amarelo dourado impõe-se imediatamente ao nariz e a sua complexidade explode na boca. As primeiras notas de frutas são completadas por notas mais secretas de brioche e de baunilha, após a maturação em garrafa. O Brut Yellow Label oferece o equilíbrio ideal entre requinte e potência. Para degustar o champanhe Veuve Clicquot, convém, como para todos os grandes vinhos, respeitar um certo ritual: O champanhe deve ser conservado a 10-12°C, ao abrigo da luz e dos odores parasitas, e servido à mesa a cerca de 8°C (quer dizer, fresco, mas não gelado), para ser apreciado a 9-10°C. Uma temperatura demasiadamente baixa impede o desenvolvimento dos aromas. Os vinhos de Champagne maduros degustam-se a uma temperatura alguns graus mais elevada.
A melhor maneira de resfriar sua garrafa de champagne é no balde, com metade de água e a outra metade com cubos de gelo. Vinte minutos é o suficiente. Para uma degustação ideal, recomenda-se usar flûtes / taças abertas cuja forma permita que os aromas se exprimam e que a efervescência adquira toda a sua amplitude.
O champanhe é um grande vinho. Toda a história da Maison Veuve Clicquot é balizada pelos Grandes Vinhos, respeitando a exigência de qualidade que era obsessão de Madame Clicquot. Fiel a esta herança, a Maison tem como lema : Apenas uma qualidade, a melhor". O respeito pela qualidade resulta da memória de uma linhagem de apenas 10 Chefes de Cave, guardiões da perenidade de um estilo particular, mistura de poder e de complexidade. Cada Maison tem a liberdade de escolher a sua dosagem de açúcar. Na Veuve Clicquot, o Brut Yellow Label é dosado de 9 a 11 /g de açúcar por litro. Esta baixa dosagem permite ao emblemático champagne da Maison expressar plenamente as caraterísticas que marcam o seu estilo: poder e complexidade. Uma fermentação malolática que permite reduzir a acidez do vinho. Esta fermentação, que não é obrigatória, aplica-se a todos os vinhos da Maison”.
Os champagnes não vintage de Veuve Clicquot são conservadas em caves por um mínimo de 30 meses, sofrendo um envelhecimento superior ao imposto pela legislação (15 meses). Os champagnes vintage são preciosamente armazenadas por um periodo de 5 a 30 anos.”
Serviço: 7 a 9º C
Sugestão de Guarda: ± 2015
Meus comentários:
A Maison Veuve Clicquot é uma marca de champanhe, facilmente reconhecida pelo distinto rótulo laranja em sua garrafa. Fundada em 1772 por Philippe Clicquot-Muiron, Veuve Clicquot desempenhou um importante papel no estabelecimento da champanhe como bebida escolhida pela nobreza e pela rica burguesia europeia. Situada em Reims, Veuve Clicquot faz parte do grupo LVMH (Louis Vuitton Moët Hennessy) de artigos de luxo desde 1987.
Apresenta coloração amarelo dourada, aroma frutas brancas (maçã e pera), notas florais, brioche e leve tostado. Perlage fina e persistente, na boca frescor agradável, boa cremosidade, frutada (maçã verde), notas de amêndoas e final longo.
Avaliação: Muito Bom
Postar um comentário