"Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca" (Mateus 26:41)

Planeta Cerasuolo di Vittoria

Safra: 2008
País: Italia
Região: Sicilia, (DOCG)
Produtor: Planeta
Site: http://www.planeta.it/
Uvas/Corte: Nero D’Avolla (É a uva tinta mais tradicional e importante da Sicilia, também conhecida como Calabrese, é responsável por alguns dos melhores tintos da Sicília, além de participar do corte do tradicional vinho Marsala. Muito comparada à uva Syrah, seja em suas características físicas como organolépticas e preferência por regiões geográficas mais quentes e ensolaradas. Quando vinificada sozinha, produz vinhos com grande intensidade de cor, potencial de envelhecimento, especialmente quando passa por barricas de carvalho, boa estrutura, taninos robustos porém macios, mostrando comumente notas de ameixa e chocolate). e Frappato (é uma importante uva da Sicília, onde fornece fruta e acidez ao vinho em conjunto com a casta Nero d’Avola. Frappato é somente encontrada na Sicília. Como varietal produz vinho de corpo leve.).
Teor alcoólico: 13%
Preço: £5; €8; U$ 16 a 22; R$ 66-95 (preço nas importadoras e lojas especializadas de vinhos)
Score: 92 pontos WE; 2 bichieri Gamberro Rosso; 88 pontos WA (Antonio Galloni); 87 pontos WS;
Onde Comprar:
1. Wine  
Degustado: 03/06/2012
Sugestão de Harmonização: Massa com molhos reduzidos tipo ragú, polenta com cogumelos, massas com molho de tomate, carnes vermelhas assadas e queijos
Serviço: 18º a 20ºC
Comentários
É um corte (Nero d’Avola, a uva mais importante da Sicilia com a autóctone Frappato, que contribuiu muito com aroma e sabor de cereja, característica nos vinhos dessa DOCG (Cerasuolo di Vittoria - no dialeto siciliano "cerasa" significa cereja).
 Prêmios:
1. Decanter World Wine Awards, 2010: Bronze
2. International Wine & Spirit Competition, 2010: Silver (Best In Class)
3. International Wine Challenge, 2010: Bronze
Sugestão de Guarda: beber/guardar até 2013
Meus comentários:
Cor rubi intenso com reflexos alaranjados (vinho maduro), aromas de compota, encorpado, estruturado, taninos sedosos, sabor frutas vermelhas (cerejas) em compota, passas, com um final de boca médio.
Avaliação: bom  

Postar um comentário