"Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca" (Mateus 26:41)

Castello Banfi Rosso di Montalcino


Safra: 2007
País: Itália
Região: Toscana
Produtor: Castelo di Banfi
Site: http://www.castellobanfi.com/
Uvas/Corte: Snagiovese 100%
Teor alcoólico: 14%
Preço: €12 a 17, U$ 20 a 24; R$ 123 (preço nas importadoras e lojas especializadas de vinhos Europa, USA e Brasil)
Score: 91 pontos W&S, 89 pontos (2006) WA, 86 pontos (2006) WS
Onde Comprar:
1. Boutique do Vinho
Degustado: 19/07/2009 (oferecimento do amigo Délio)
Sugestão de Harmonização: vitela, carnes vermelhas e queijos
Serviço: 18º a 20º
Comentários
Castello Banfi Rosso di Montalcino is a wine of noble origins and impressive original thinking. Made from 100% select Sangiovese clones,is aged less than its elder counterpart - 12 months in wood (half in French oak barrique and half in Slavonian oak casks) followed by at least 6 months in the bottle before release. It is deep ruby-red in color with a dry, round, velvety taste and generous body - characteristics similar to those desired in a great Brunello. (Castello Banfi Rosso di Montalcino é um vinho de origens nobres e pensamentos esplêndidos. Feito de 100% de clones selecionados da Sangiovese, é menos envelhecido do que sua contraparte mais velha (Brunello) - 12 meses em madeira (meio em barris de carvalho francês e metade em barris de carvalho Eslovênio) seguida por pelo menos 6 meses na garrafa antes da liberação. É rubi-vermelho profundo em cor com um gosto seco, redondo, aveludado e corpo generoso - características semelhantes as desejadas em um grande Brunello)
Prêmios:
Sugestão de Guarda: beber/guardar até 2011/2017 (avaliação dos críticos especializados)
Meus comentários:
A família Mariani está há 90 anos no mercado de vinhos, proprietária de uma das maiores importadoras dos EUA, e de castelos e vinhedos na Europa, esteve envolvida no Brunellogate em abril de 2008, quando o Promotor Público Nino Calabrese, confiscou 6.5m litros de Brunello di Montalcino e 700,000 litros de Rosso di Montalcino de vários produtores, incluindo Antinori, Frescobaldi, Argiano e Castello Banfi, sob acusação que estariam usando outras uvas ao invés da Sangiovese, entretanto foram totalmente inocentados e os vinhos liberados.
O Rosso di Montalcino é considerado o irmão mais novo do Brunello di Montalcino. Coloração vermelho rubi, frutado, aromas de tostado, especiarias, couro e tabaco, na boca é potente, com taninos médios, notas de chocolate, frutas como cerejas, ameixa, mas mantendo boa estrutura
Avaliação: bom mas pode melhorar com a guarda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário