"Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca" (Mateus 26:41)

Chianti Premium


Safra: 2016
País: Itália
Região: Toscana DOCG
Produtor: Castellani Castellani S.p.A.
Uvas/Corte: várias uvas
Teor alcoólico: 12%
Preço: R$ 30-80 (preço nas importadoras e lojas especializadas de vinhos)
Score:  NA
Onde Comprar:
1. Evino
Degustado: 23/03/2019
Sugestão de Harmonização: Espaguete ao sugo, lasanha a bolonhesa
Serviço:  17ºC
Comentários
" O simples termo “Chianti” diz muito pouco sobre o vinho. Muito resumidamente, indica que se trata de um tinto italiano, produzido na região da Toscana, em uma área que se estende entre as cidades de Florença e Siena, a partir de várias uvas, principalmente, Sangiovese. Ainda que Chianti seja uma Denominação de Origem Controlada e Garantida (DOCG) e, portanto, existam regulamentações tratando de sua produção, a variedade é grande.". Revista Adega
Prêmios:
Sugestão de Guarda:  2020
Meus comentários:
Até o fim da II Guerra Mundial, Chianti era considerado um vinho simples e barato, quem não conhece a história do “Chianti”, ainda o considera um vinho simples. Em 1984, a região de Chianti tornou-se uma DOCG (Denominação de Origem Controlada e Garantida), a mais alta classificação italiana. É um vinho tinto da Toscana, que é produzido com  um blend de Sangiovese (70%), Uvas brancas não podem exceder 10% e Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc não podem, individualmente ou em conjunto, exceder 15% da composição do vinho. O rendimento das videiras não pode exceder 9 ton/h e o vinho deve ter, no mínimo, 10,5% de graduação alcoólica. Este Chianti é de coloração Vermelho-rubi, nariz  de frutas vermelhas, boa acidez, corpo médio e taninos macios. Um vinho com bom frescor que harmoniza bem com uma pasta ao sugo.  
Avaliação: Bom    

Nenhum comentário: