"Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca" (Mateus 26:41)

Mouchão



Safra: 2006
País: Portugal
Região: Alentejo
Produtor: Herdade do Mouchão (Sociedade Agro-Pecuaria do Mouchao e Cavaca Dourada S.A.)
Uvas/Corte: Alicante Bouschet, Trincadeira,
Teor alcoólico: 14,5%
Preço: £ 19 a 52;  € 29 a 39; U$ 33 a 44 (preço médio U$ 38); R$ 155 a 268 (preço nas importadoras e lojas especializadas de vinhos)
Score:  RV (Revista de Vinhos-Portugal) 18; JR 17,5 pontos;
Onde Comprar:
1. Super Adega   
Degustado: 06/11/2015  (Maison Vieira)
Sugestão de Harmonização: carne de caça, carnes vermelhas e queijos.
Serviço:  16 a 18ºC
Comentários
É o vinho mais emblemático da Herdade do Mouchão. É desenhado com base na casta Alicante Bouschet, que encontrou na Herdade do Mouchão um “terroir” de eleição e que lhe confere um carácter único. O loteamento desta casta complementado com Trincadeira conferem-lhe um maior exotismo e elegância. Após fermentação em lagares o vinho estagia 24 meses em tonéis de 5,000 litros de carvalho português, macacaúba e mogno, e depois mais 24 a 36 meses em garrafa. O vinho Mouchão apresenta uma cor profunda, concentrada, um carácter especiado e a sua estrutura de taninos única potencia um longo envelhecimento em garrafa.”. Produtor
Prêmios:
Sugestão de Guarda:  ± 2021
Meus comentários:
Realmente um vinho emblemático, para começar com a uva utilizada, Alicante Bouschet uva de origem francesa particularmente encontrada na região de Languedoc-Roussillon, mas que tem um caráter único na região da Herdade do Mouchão.  Um vinho elegante de coloração vermelho escuro, belas lágrimas, e nos aromas destaque para as frutas negras como ameixa, com toques de cassis, notas de couro e café. Uma complexidade de aromas. Na boca é muito equilibrado e elegante com sabor de compota de ameixa, chocolate, tabaco e notas de especiarias como pimenta preta; mesmo com seus 14,5% de álcool, pouco se nota a sua potência; acidez e tanino agradáveis, com um longo final de boca. Realmente um vinho especial, que com certeza merece ser degustado novamente.
Avaliação: Muito bom   
Postar um comentário