"Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca" (Mateus 26:41)

Morandé Edicion Limitada Carignan



Safra: 2006
País: Chile
Região: Maule, Loncomilla Valley.
Produtor: Viña Morande
Uvas/Corte: Carignan 100%
Teor alcoólico: 14,5%
Preço:  U$ 22 a 32; R$ 147 a 160 (preço nas importadoras e lojas especializadas de vinhos)
Score: 95 pontos (2010) GD; 92 pontos (2010) WA; 92 pontos (2010) WE; 91 pontos (2007) WS.
Prêmios:
1. Challenge International du Vin, Morande Edicion Limitada Carignan 2007, Medalha de Bronze, 2010,
2. International Wine Challenge, Morande Edicion Limitada Carignan 2007, Medalha de Prata, 2010,
3. International Wine Challenge, Morande Edicion Limitada Carignan 2010, Medalha de Prata, 2014.
4- Descorchados 2009, Melhor Tinto, 3º Lugar
Onde Comprar:
2. Fine Wines    
Degustado: 04/07/15, Chez Vieira
Sugestão de Harmonização: carré de cordeiro, risoto de ossobuco, massa com ragu, aves de caça, queijos maduros.
Serviço:  15 a 16º  
Comentários
“Não é tão fácil encontrar uma garrafa de 100% Carignan, pois a uva de origem europeia é naturalmente ácida e bastante tânica - principalmente quando produzida em regiões frias onde origina vinhos rústicos e difíceis de beber. Há alguns anos respeitados enólogos e agrônomos iniciaram estudos de comportamento desta variedade no Novo Mundo e viram o quanto a Carignan era capaz de evoluir em terroirs de clima quente. Sendo assim, ela passou a ser trabalhada em países como o Chile. Lá, esta uva cheia de personalidade se manteve vigorosa, porém, teve seus taninos e acidez domados e ganhou aromas e sabores mais maduros como este Morandé Edición Limitada Carignan 2010 que nos presenteia com um perfume de chocolate amargo, licor de cereja, especiarias, avelã, menta, madeira e café torrado. Seu paladar oferece muito frescor, taninos marcantes, grande corpo e sabores complexos que vão geleia de framboesa a cedro. Um vinho realmente complexo, rico e surpreendente!”.Gran Cru
Sugestão de Guarda: ± 10 anos
Meus comentários:
Pablo Morandé nasceu em Santiago do Chile, em uma família ligada ao mundo do vinho a quatro gerações. Estudou Agronomia e Enologia na Universidade do Chile, tornando-se enólogo e consultor técnico da Vinícola Concha y Toro nos princípios dos anos 80; foi pioneiro ao plantar vinhedos  no Vale de Casablanca, hoje região renomada mundialmente. Em 1996 fundou a Viña Morandé, em 2007 foi escolhido como o Enólogo do ano  pelo Guia de Vinhos do Chile.
Coloração rubi escuro, aroma frutado (geléia frutas vermelhas), tabaco e chocolate amargo com notas de especiarias. Aromas de frutas vermelhas (cerejas, framboesas), lembrando algo adocicado, encorpado, com nuances minerais, vinho complexo e surpreendente, boa acidez e taninos domados.
Avaliação: Muito Bom  
Postar um comentário