"Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca" (Mateus 26:41)

Michele Chiarlo Barbera D'asti Superiore Le Orme

Safra: 2006
País: Italia
Região: Piemonte, DOCG.
Produtor: Michele Chiarlo
Site: http://www.chiarlo.it/english/vini.htm
Uvas/Corte: 100% Barbera (é uma uva tinta de boa cepa, que produz ótimo vinho varietal, a partir da qual são fabricados os vinhos Barbera d'Alba e Barbera d'Asti. É originária da região do Piemonte (noroeste da Itália) e é a mais popular da região. É uma das uvas mais cultivadas na Itália, bem como a Sangiovese. .Essa variedade produz seja vinhos leves do dia-a-dia seja vinhos escuros e frutados, com alta acidez e concentração e boa capacidade de envelhecimento. O vinho é equilibrado, mas com certa acidez, que lhe caracteriza. Ainda ocupa categoria inferior aos filhos da Nebbiolo (Barolo e Barbaresco), em qualidade e preço, mas vem crescendo sua expressão nos últimos anos).
Teor alcoólico: 13%
Preço: U$ 11 a 19; R$ 79 a 122 (preço nas importadoras e lojas especializadas de vinhos)
Score: 89 pontos WA (Antonio Galloni); 88 pontos WS; 87 pontos WE;
Onde Comprar:
1. Zahil           
2. Sabor Magazzino 
Degustado: 05/02/2012
Harmonização: massas como molho vermelho e carnes
Serviço: 17º a 18ºC
Comentários
Michele Chiarlo é considerado um especialista em Barbera. Iniciou sua produção em 1956 em uma pequena cantina em Calamandrana, no coração do Piemonte. A partir de então, dedicou-se à pesquisa e experimentação com a uva e foi pioneiro na realização da fermentação malo-lática com a mesma. A uva Barbera perde em quantidade plantada somente para a Sangiovese em toda a Itália. As utilizadas na produção do Barbera “Le Orme” são cerca de meio-a-meio das propriedades da cantina e de viticultores pareceiros de longa data e o vinho amadurece em tonéis de carvalho francês de 5000 litros por até 8 meses.
Prêmios
Revista Decanter (3 estrelas- Recomendado Best Value ),  

Wine Spectator, BEST BUYS; 

 Gambero Rosso, Oscar Best Quality
 
Sugestão de Guarda: ± 2014
Meus comentários:
Michele Chiarlo Barbera D’Asti “Le Orme” foi um dos primeiros vinhos italianos a receber a menção de“Best Value” pelas melhores revistas de vinho (Decanter, Wine Avocate, Wine Spectator, Gambero Rosso). Cor rubi, aromático com notas florais e especiarias, frutado, corpo médio, bom frescor, elegante, que harmoniza com pratos variados
Avaliação: bom  


Nenhum comentário:

Postar um comentário