"Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca" (Mateus 26:41)

Loridos Vintage


Nível: Espumante
Classe: Extra Brut
Vintage: 2006
País: Portugal
Método: Champenoise
Graduação alcoólica: 12,5%
Preço: € 8,7; U$ 9 a16; R$ 65 (preço nas importadoras, e lojas especializadas de vinhosl)
Uvas/Corte: 75% Castelão (é uma casta de uva tinta portuguesa conhecida na região de Setúbal por Periquita, também chamada João de Santarém ou Castelão Francês.
Esta casta revela o seu melhor em climas quentes e terrenos arenosos, mas pode adaptar-se a uma diversidade de condições. Os vinhos da casta Castelão são concentrados, aromáticos, com taninos bem marcados que lhes dão boas condições para envelhecer, mais agressivos na juventude, mas que se tornam macios com a idade) e 25% Arinto (uva branca originaria de Bucelas "Capital do Arinto" Concelho de Loures, Distrito de Lisboa, (casta também designada por Pedernã na região norte de Portugal). Cultivada, de maneira geral, em todas as regiões de Portugal, em especial nas encostas de Bucelas que formam um micro-clima com grandes variações diárias de temperatura, na época de maturação das bagas, e que lhes confere um especial sabor. É uma uva de sabor e aroma citrino, sua cor é verde-amarelada, de bago pequeno/médio e arredondado).
Produtor: João Pires&Filhos (Bacalhoa Vinhos)
Região: Alvarinho (Quinta dos Loridos)
Score:
Prêmios:
1. Grande Prémio Escolha da Imprensa Loridos Brut e Brut Rose 2007
Onde comprar:
1. Wine  
Degustado em: 06/01/2012
Harmonização: como aperitivo, pratos de peixe e carne assada.
.
Comentário
“O vinho base é constituído por 75% de vinho branco de tintas (Blanc de Noir) e 25% de vinho branco (Blanc de Blanc). As uvas fermentam separadamente, parcialmente em meias-pipas de carvalho usadas, sendo os vinhos elementares loteados para fazer o cuvée e engarrafados na Primavera seguinte, adicionando-se leveduras e liqueur de tirage. As garrafas estagiam nas caves da Quinta dos Loridos em contacto com as leveduras (sur lies), seguidamente é feita a remuagem manual em cavaletes (pupitres) e, finalmente, o degorgement sem adição de licor de expedição, originando um vinho espumante extra bruto.” Produtor
Serviço: 7 a 8º C
Sugestão de Guarda: beber
Meus comentários:
Um espumante que me surpreendeu. coloração amarelo dourada, perlage fina e persistente, frutado, notas de fermento e floral no nariz, fresco, cremoso com paladar de frutas brancas e boa persistência.
Avaliação: Bom

Nenhum comentário:

Postar um comentário