"Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca" (Mateus 26:41)

Dolcetto D'Alba

Safra: 2008
País: Italia
Região: Piemonte
Produtor: Livio Pavese
Site
Uvas/Corte: 100% Dolcetto (é uma casta de uva tinta, a partir da qual é fabricado o vinho Dolcetto d'Alba. É originária do Piemonte e apesar de produzir um vinho de baixa acidez, daí a origem do seu nome-significa "docinho" em italiano, é utilizada essencialmente para produzir vinhos secos de corpo médio e nariz frutado, frutos silvestres, e não vinhos doces)
Teor alcoólico: 13%
Preço: U$ 14 a 16; R$ 60 a 75 (preço nas importadoras e lojas especializadas de vinhos EUA  e Brasil)
Score: NA
Prêmios:
Onde comprar:
1. Armazém Gourmet, Natal, RN
2. Sam’s Club, Natal, RN
3. Wine Store    
Degustado: 04/08/2011
Harmonização: É um vinho versátil que combina bem com massas, pizzas, carnes e vegetal grelhado.
Serviço: 16º a 18º   
Comentários
Curto tempo de maceração pára não afetar a qualidade dos taninos, seguida de fermentação alcoólica. Um ano de envelhecimento, sendo 6 meses em barris de carvalho. Seus aromas são discretos a princípio e vão crescendo com o passar dos minutos mostrando fruta silvestre. Um vinho intenso e elegante, particularmente desafiador.
Estimativa de Guarda: até 2012   
Meus Comentários:
Coloração rubi intenso, aroma frutado, sabor de frutas vermelhas, taninos sedosos, corpo médio, boa acidez e média persistência. Um vinho que pode ser apreciado no verão e com  alimentos.
Avaliação: bom

2 comentários:

  1. Na próxima terça dia 24 de janeiro apresento o Dolcetto d´Alba no restaurante MATERELLO, em São Paulo. É uma degustação free para todos os amigos. Apareça caso esteja por aqui.
    FernandaVianna

    ResponderExcluir
  2. Fernanda é uma pena não estar em São Paulo para degustação, o Dolcetto d'Alba é um vinho versátil e acho que vai ser muito apreciado no Materello.
    Grato pelo comentário

    ResponderExcluir