"Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca" (Mateus 26:41)

Maycas del Limari Reserva Especial


Safra: 2007
País: Chile
Região: Valle del Limari
Produtor: Concha Y Toro
Site: http://www.maycasdellimari.com/
Uvas/Corte: Sauvignon Blanc 100%
Teor alcoólico: 13,5%
Preço: £ 8 a 9; U$ 15 a 25; R$ 89 (preço nas importadoras e lojas especializadas de vinhos UK, EUA e Brasil)
Score: 95 pontos (2008) Descorchados; 93 pontos (2008) Marcelo Copello; 91 pontos WA (Jay Miller); 89 pontos Descorchados; 88 pontos (08) WS; 86 pontos WE.
Onde comprar:
1. Enoteca Fasano
Degustado: 18/12/2009
Harmonização: ostras, frutos do mar
Serviço: 7 a 9º
Comentários
“O projeto “Maycas del Limarí” começou em 2005, quando a gigante Concha y Toro comprou a Viña Francisco de Aguirre, que possuía muitos vinhedos na região. Hoje a Concha y Toro é proprietária de 868 hectares em Limarí, sendo 638 já com vinhedos implantados.
Uma curiosidade é que muitas das vinhas de Sauvignon Blanc são enxertadas sobre raízes de Cabernet Sauvignon. O objetivo desta enxertia é apenas aproveitar as raízes mais antigas e profundas, já que não há qualquer aporte de característica da Cabernet Sauvignon ao vinho branco oriundo destes “novos-velhos” vinhedos.
O enólogo Javier Villarroel (que trabalhou com Enrique Tirado no Dom Melchor) é o responsável pelo projeto, com a supervisão de Marcelo Papa, da Concha y Toro. A grande novidade é um vinho que será lançado oficialmente no final de dezembro 2009, o “Icono Quebrada Seca Chardonnay”. Este que é o novo TOP da empresa e já um dos maiores brancos do país é da região de “Quebrada Seca” em Limarí, que está ganhando status de Grand Cru e já merece uma D.O. específica. Este pequeno pedaço de terra é um antigo sulco do rio Limarí, formado milhões de anos atrás e hoje, como diz o nome, seco”. Marcelo Copello
Prêmios:
1. Decanter World Wine Award 2009, 3 stars, Recomendado
Sugestão de Guarda: beber/guardar 2010
Meus comentários:
A nova vinícola super premium Maycas del Limarí, pertence ao grupo Concha Y Toro, vem surpreendendo com seus chardonnays, sauvignon blancs e syrahs, recebendo sempre bons comentários dos críticos especializados. Maycas na língua quíchua significa “terra cultivável”, Limari é o nome do monge fransciscano que foi o primeiro a plantar uvas na região (1548). Maycas del Limarí possuí três linhas de produtos: O Reserva Especial que inclui 4 variedades: Sauvignon Blanc, Chardonnay, Syrah e cabernet sauvignon. A linha Reserva que também tem 4 variedades: Sauvignon Blanc, Chardonnay, Syrah e Syrah Rose. E finalmente o Ícone: Quebrada Seca.
Este Sauvignon Blanc Reserva Especial, screwcap, cor palha pálido quase transparente, apresenta aromas vegetais, minerais e florais. Muito fresco com notas cítricas (lima-limão) e final longo.
Avaliação: muito bom

Nenhum comentário:

Postar um comentário