"Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca" (Mateus 26:41)

Master of Wines

O paranaense Dirceu Vianna Júnior é o primeiro brasileiro a obter o cobiçado título Master of Wines. Ele foi um dos quinze postulantes aprovados em 2008 pelo Institute of Master of Wines, de Londres. Jancis Robinson, uma das primeiras mulheres a obter o Master of Wines, foi quem saudou os novos aprovados. Os ingleses predominavam de forma absoluta até agora, mas esse ano apareceu candidatos do Canadá, Hong Kong, Japão e da Suécia.
Vianna júnior formou-se em hotelaria no Westminter College e começou a se interessar pela enologia, foi diplomado em 1997, na Wine and Spirit Education Trust, considerada a melhor escola de vinhos da Inglaterra, desde então trabalha na importadora Coe Vintners, em Londres.
O título de Master of Wines foi instituído em 1955, quando da criação da instituição. Até agora somente 266 pessoas o receberam. O candidato tem que passar por uma maratona de exigências e provas. Deve ter no mínimo cinco anos de trabalho comprovado na área, cumprir um programa educacional de dois anos, findo pode se habilitar à inscrição. Mas isso não é tudo, o candidato tem que passar por uma maratona de provas que se repete por cinco anos sempre no mês de junho, testando à exaustão os conhecimentos do postulante em viticultura, vinificação e comércio. Além de muitas horas de estudos, a experiência conta muito. Os testes mais desafiadores são as provas de vinhos às cegas, envolvendo a identidade das uvas, regiões de origem, safra, métodos de vinificação, longevidade e qualidades. A entrega dos certificados ocorreu no dia cinco de novembro, na cerimônia anual que é realizada em Londres no Vintners’ Hall.
O instituto tem atualmente 277 membros de 22 nacionalidades diferentes. Educação, seminários e provas são realizadas em 3 países, Reino Unido, EUA e Austrália. 92 membros vivem e trabalham fora do Reino Unido, a maioria desses tornou-se membro nos últimos 12 anos.
Notable Masters of Wine

* Tim Atkin
* Michael Broadbent
* Clive Coates
* Brian McGrath
* Jasper Morris
* Remington Norman
* Jonathan Pedley
* David Peppercorn
* Jancis Robinson
* Arne Ronold
* Igor Ryjenkov
* Pat Simon
* Serena Sutcliffe

Nenhum comentário:

Postar um comentário