"Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca" (Mateus 26:41)

Offley Tawny



Safra: 2005 (non-vintage)
País: Portugal
Região: Douro - Vila Nova de Gaia -Porto
Produtor: Sogrape
Site: http://www.sogrape.pt/
Uvas/Corte: Touriga França, Tinta Roriz, Tinta Amarela, Barroca e Tinta Cão
Teor alcoólico: 19,5%
Preço: € 5; U$ 8-10; R$ 54-65 (preço nas importadoras e lojas especializadas de vinhos USA-BR)
Score: N/A
Onde foi comprado: Magazzino
Comprado: 28/08/2008
Degustado: 21/09/2008
Harmonização: pode ser harmonizado com sobremesas com chocolate, tortas, café, algumas entradas salgadas ou ser apreciado como aperitivo.
Serviço: 15º
Comentário Produtor
OFFLEY TAWNY é um vinho do Porto tinto elegante, um tawny de estilo clássico com maturidade e frescura, criado para os múltiplos apreciadores deste estilo pela Offley, a prestigiada marca que alia contemporaneidade a quase três séculos de experiência.
De atractiva cor vermelho-alourado, própria de um vinho com mais envelhecimento, o Porto OFFLEY TAWNY tem um aroma delicado que recorda os frutos vermelhos maduros, realçado por notas de frutos secos que lhe conferem uma complexidade acrescida. Na boca, destaca-se o bom equilíbrio entre os taninos macios e a sua doçura natural, que se conjugam harmoniosamente para um final elegante e fino. Sugestões de Acompanhamento O Porto OFFLEY TAWNY é um vinho muito versátil e atraente, ideal para sobremesas tradicionais, desde o creme queimado às tartes de maçã, amêndoas e natas. Servido frio é um óptimo aperitivo e acompanha bem algumas entradas salgadas. Guardar e Servir O Porto OFFLEY TAWNY está pronto a consumir e não necessita de ser decantado. A garrafa deve ser mantida de pé, protegida de luz e da humidade, a temperatura constante (16º C a 18º C).
Conservação após abertura da garrafa
Uma vez aberta a garrafa, deve ser bebido dentro de 8 semanas.
Castas
O Porto OFFLEY TAWNY é produzido a partir de uma selecção de uvas das castas tintas recomendadas no Douro, com destaque para a Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinta Amarela, Tinta Barroca e Tinto Cão.
Vinificação
O Porto OFFLEY TAWNY é produzido segundo o método tradicional do Vinho do Porto. As uvas colhidas à mão são desengaçadas e esmagadas, seguindo-se a fermentação com maceração das películas para extracção dos melhores constituintes. A adição da aguardente vínica estabelece o equilíbrio entre o corpo e o aroma do vinho, sendo o momento ideal estabelecido pela equipa de Enologia após um rigoroso controlo de temperaturas de fermentação e de densidades, factor que varia segundo a casta, grau de maturação e doçura final pretendida.
Envelhecimento
Após a vindima, os vinhos permanecem no Douro até serem transportados para Vila Nova de Gaia na Primavera seguinte, onde
entram nas centenárias caves da Offley, para envelhecimento em cascos de madeira de carvalho segundo o sistema tradicional do vinho do Porto. Ao longo dos anos, os vinhos são cuidadosamente trasfegados, provados e analisados e são feitas as correcções julgadas necessárias pela equipa de Enologia. O lote final é posteriormente elaborado de forma a manter a consistência e o estilo do Porto OFFLEY TAWNY, sendo em seguida filtrado e estabilizado pelo frio antes de ser engarrafado já pronto a consumir.
Detalhes Técnicos
Álcool: 19,5%
Acidez total: 4,20gr / lt. (ácido tartártico)
Açúcar: 94,5 gr / lt.
pH: 3,51
Sugestão de Guarda: beber
Meus comentários:
Este Porto em particular é um Offley Tawny (non-vintage). Há dois tipos principais de Porto red; Ruby e Tawny. Em termos básicos, Ruby é barato e não amadureceu por muito tempo (talvez um ano ou dois no máximo) considerando que Tawny é mais caro e deveria ter amadurecido em barris de madeira (carvalho) durante pelo menos seis anos. Ruby é profundamente vermelho em cor e geralmente manchará os dentes, Tawny é um marrom avermelhado mais claro e não vai manchar os dentes. O Porto Ruby é terrivelmente doce, o Porto Tawny não é assim e pode ser bastante seco. O vinho do Porto Tawny, ao contrário do Porto Ruby, sofre oxidação forçada em sua produção e, portanto, possue característica de vinho mais evoluídos e pode suportar até 3 meses após a abertura da garrafa. De atrativa cor vermelho com tons alaranjados, aroma de frutos vermelhos maduros, com notas de frutos secos. Na boca, equilibrado, doce sem ser enjoativo, com um final elegante.
Avaliação: Muito bom/excelente custo benefício

Nenhum comentário:

Postar um comentário