"Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca" (Mateus 26:41)

História do TIRAMISU


Tiramisu (italiano: Tiramisù / Veneto: Tiramesù - A tradução do italiano é "levantador"

Também conhecido como "Trifle Tuscan" (Torta Toscana) e "Zuppa Inglese" (sopa inglesa), o tiramisu tradicional se assemelha a uma pudim que geralmente é composto de biscoitos molhados em licor (vinho marsala) e de camadas de chocolate picado e massa doce (biscoito champanhe). Consiste simplesmente em cinco ingredientes: ovos e açúcar batidos, biscoitos tipo inglês ou champanhe, molhados em café expresso com cacau em pó. O mascarpone (queijo cremoso, branco, ligeiramente ácido, da região da Lombardia, produzido de leite de vacas alimentadas com ração especial de ervas e flores) só foi incorporado mais tarde. Existem mil e uma variações da receita. Mentes criativas mudam tanto os ingredientes do Tiramisù, que chegam a ameaçar sua identidade, preservando às vezes só o nome. .

Há muita história e lenda sobre a origem do Tiramisu. Mas não há nenhum documento que mencione o Tiramisu antes de 1983.

Uma das histórias, conta que uma sobremesa semelhante ao Tiramisú teria sido criada no século XVII, em Siena, cidade da província Italiana de Toscana. A ocasião era de uma visita do Grão-Duque Cosimo de Medici III, para quem essa guloseima foi criada e apelidada de "zuppa del duca" (sopa do duque). Cosimo trouxe a receita consigo de volta a Florença. A popularidade da "Sopa del Duque" aumentou mais ainda por toda a corte italiana , quando atribuíram à sobremesa propriedades, excitantes e afrodisíacas. Passados alguns anos, correu a lenda que em determinadas proporções aumentariam o desempenho sexual, antes de um encontro amoroso. Por isso a sobremesa mudou de "Sopa del Duque" para "Tiramisú". O nome "surge em primeira-mão em separado, "te tira su" tradução ao pé da letra " te levanta" ou "põe te para cima". Este mito, poderia ter alguma verdade, em relação às suas capacidades afrodisíacas. O seu valor energético, associado à cafeína e cacau poderia realmente "levantar" o Gran Duque...

Em uma pesquisa de Anna Maria Volpi editada em seu livro "The Timeless Art of Italian Cuisine - Centuries of Scrumptious Dining", a receita mais antiga de tiramisu, estaria no livro de Giovanni Capnist "I Dolci del Veneto" (As Sobremesas de Veneto). A primeira edição foi publicada em 1983 e tem uma receita clássica para Tiramisu . De acordo com Capnist, as recentes receitas com infinitas variações da cidade de Treviso, são mais uma descoberta de restaurantes do que uma tradição familiar.

Mas a palavra final na origem de Tiramisu ' é do livro de Fernando e Tina Raris "La Marca Gastronomica" publicada em 1998, um livro completamente dedicado à culinária da cidade de Treviso. Os autores se lembram do que Giuseppe Maffioli escreveu em um artigo em 1981: "Tiramisu ' nasceu recentemente, há 10 anos na cidade de Treviso. Foi proposto pela primeira vez no restaurante Le Beccherie. A sobremesa e seu nome ficaram extremamente populares, sendo então copiados por muitos restaurantes em Treviso e ao redor da Itália. Ainda hoje o restaurante "Le Beccherie" faz a sobremesa com a receita clássica: ladyfingers empapada em café expresso, forte amargo, creme mascarpone-zabaglione em pó de chocolate amargo. Alba e Ado Campeol, os donos do restaurante lamentam, que não patentearam o nome e a receita, especialmente para evitar toda a especulação e suposições na origem deste bolo, e a difusão de tantas receitas que não têm nada que ver com o Tiramisu original

Um comentário:

  1. Amo essa sobremesa mas precisa ser preparada muito bem, caso contrario dificilmente voce degustaria novamente para aprova-la se for o caso. Gostei do seu blog, é de bom gosto e forte personalidade.

    ResponderExcluir